BAR E PIZZARIA DO IVAN
CORONA
SANTO EXPEDITO
2 IRMÃOS VARIEDADE
LAVA JATO AUTO NIVEL
GAS DO PAULO
CONECT LAN HOUSE
POUSADA
ANJO FARMA
BARREIRAS DO PIAUI

Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha

Barreiras do Piauí é o único município descredenciado do Sistema de Ensino do Estado do Piauí.

Giro de Notícias

Giro de NotíciasPiauí-Brasil-Mundo

16/06/2019 13h26Atualizado há 9 meses
Por: Redacao
Fonte: fortnotícias
Foto TCE-PI / Paredes de barro, teto de palha, sem banheiros, chão de barro batido.
Foto TCE-PI / Paredes de barro, teto de palha, sem banheiros, chão de barro batido.

No município de Barreiras do Piauí, a escola do ensino fundamental, João Cassiano, (1º ao 5º ano – multisseriada), funciona num casebre de palha em péssimas condições.

“O colégio” fica localizado na comunidade Várzeas, distante 15 quilômetros do centro da cidade.

A situação é a pior possível. Paredes feitas de barro, cobertura de palha, sem banheiros, chão de barro batido, não há energia elétrica; água, só no pote. As crianças fazem as necessidades fisiológicas ao ar livre, um desrespeito aos estudantes e aos profissionais da educação.

Uma triste realidade que retrata o descaso do poder público com a área da educação. As crianças são colocadas em um local de risco, podendo ser picadas por animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. Um ambiente desumano.

Desde o ano passado o jornalista Israel Guerra – Portal Fort Notícias, vem mostrando a falta de investimentos em políticas públicas na região Extremo Sul do Piauí. Áreas estratégicas como saúde e educação, são relegadas pelo poder público.

A situação precária da educação no município foi vista semana passada, pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Divisão de Fiscalização da Educação – que estiveram em 11 municípios e constataram escolas em situações adversas e carros utilizados para o transporte escolar, completamente sucateados.

O que me chamou atenção foi que a escola não tem banheiros e, segundo o vizinho, proprietário do imóvel, este recebe R$ 250,00 mensais da prefeitura para locá-lo”, disse, Emílio Assunção, auditor da Divisão de Fiscalização da Educação.

O TCE-PI recebeu denúncias envolvendo 66 cidades no Piauí. Nesses municípios, as escolas estariam funcionando de forma irregular, sem autorização do Concelho Estadual de Educação. De acordo com o órgão, são cerca de 97 mil alunos, que correm o risco de concluir os estudos e não receberem o certificado de conclusão.

Barreiras do Piauí é o único município descredenciado do Sistema de Ensino do Estado do Piauí.

  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários