LANCHES DA LILI
MERCADÃO
KAROLAYNE
LAVA JATO AUTO NIVEL
POUSADA
ANJO FARMA
AUTO POSTO
BARREIRAS DO PIAUI

Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha

Barreiras do Piauí é o único município descredenciado do Sistema de Ensino do Estado do Piauí.

Giro de Notícias

Giro de NotíciasPiauí-Brasil-Mundo

16/06/2019 13h26Atualizado há 4 meses
Por: Redacao
Fonte: fortnotícias
Foto TCE-PI / Paredes de barro, teto de palha, sem banheiros, chão de barro batido.
Foto TCE-PI / Paredes de barro, teto de palha, sem banheiros, chão de barro batido.

No município de Barreiras do Piauí, a escola do ensino fundamental, João Cassiano, (1º ao 5º ano – multisseriada), funciona num casebre de palha em péssimas condições.

“O colégio” fica localizado na comunidade Várzeas, distante 15 quilômetros do centro da cidade.

A situação é a pior possível. Paredes feitas de barro, cobertura de palha, sem banheiros, chão de barro batido, não há energia elétrica; água, só no pote. As crianças fazem as necessidades fisiológicas ao ar livre, um desrespeito aos estudantes e aos profissionais da educação.

Uma triste realidade que retrata o descaso do poder público com a área da educação. As crianças são colocadas em um local de risco, podendo ser picadas por animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. Um ambiente desumano.

Desde o ano passado o jornalista Israel Guerra – Portal Fort Notícias, vem mostrando a falta de investimentos em políticas públicas na região Extremo Sul do Piauí. Áreas estratégicas como saúde e educação, são relegadas pelo poder público.

A situação precária da educação no município foi vista semana passada, pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Divisão de Fiscalização da Educação – que estiveram em 11 municípios e constataram escolas em situações adversas e carros utilizados para o transporte escolar, completamente sucateados.

O que me chamou atenção foi que a escola não tem banheiros e, segundo o vizinho, proprietário do imóvel, este recebe R$ 250,00 mensais da prefeitura para locá-lo”, disse, Emílio Assunção, auditor da Divisão de Fiscalização da Educação.

O TCE-PI recebeu denúncias envolvendo 66 cidades no Piauí. Nesses municípios, as escolas estariam funcionando de forma irregular, sem autorização do Concelho Estadual de Educação. De acordo com o órgão, são cerca de 97 mil alunos, que correm o risco de concluir os estudos e não receberem o certificado de conclusão.

Barreiras do Piauí é o único município descredenciado do Sistema de Ensino do Estado do Piauí.

  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
  • Em Barreiras do Piauí, escola funciona em casa de palha
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários