LILI LANCHES E SALGADOS
ANJO FARMA
POUSADA
MERCADÃO
LAVA JATO AUTO NIVEL
AUTO POSTO
CONECT LAN HOUSE
MONTE ALEGRE-PI

Agentes Comunitários de Saúde comemoram seus 20 anos de implantação em Monte Alegre

Os ACS comemoraram seus 20 anos de implantação em Monte Alegre

Redação

RedaçãoLucinaldo P. Silva

20/08/2019 20h02Atualizado há 3 meses
Por: Redacao
 Portal Monte Alegre.com
Portal Monte Alegre.com

Reunião mensal dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), neste dia 20 de agosto foi marcada com parabéns a todas as equipe que fazem acontecer em Monte Alegre-PI.

Os ACS comemoraram hoje seus 20 anos de implantação, conquistas e vitórias na cidade de Monte Alegre do Piauí conquistados com muito trabalho e dedicação a profissão. 

Em Monte Alegre, são 28 agentes comunitários de Saúde que fazem parte do quadro de funcionário da Secretaria Municipal de Saúde- SMS.

Hoje quero parabenizar todos os Agentes Comunitários de Saúde de Monte Alegre pelo 20 anos de trabalho e conquistas. Vocês são fundamentais na Atenção Básica, essenciais na Rede de Atenção à Saúde, vocês são o SUS mais próximos das famílias e na casa dessas pessoas levando informações, fazendo promoção e prevenção de saúde, sendo amigos e cuidadores. Parabéns a todos vocês”. Disse a Secretária Municipal de Saúde. Arlete Duarte.

Alguns itens de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica são atribuições do ACS.

- trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

- cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

- orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

- realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

- acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês;

Veja mais em http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2521-04-10-dia-nacional-do-agente-comunitario-de-saude

Entenda...

Quando vamos a uma casa, estamos indo falar sobre essas enfermidades e sua prevenção. Porém, quando chegamos lá, encontramos uma mulher grávida que não realizou o pré-natal, uma criança que está sendo violentada ou uma pessoa que está com transtornos mentais. Nesse momento entra o trabalho intersetorial,de atuar junto aos outros profissionais de diferentes áreas, conselheiros, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), enfermagem”, explica o ACS.

Além da visita feita mensalmente, em outra data, combinada no calendário, o agente comunitário de saúde realiza uma nova visita com uma equipe composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo ser ampliada com profissionais de odontologia.

Comemora-se o dia 04 de outubro o dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.

  • Agentes Comunitários de Saúde comemoram seus 20 anos de implantação em Monte Alegre
  • Agentes Comunitários de Saúde comemoram seus 20 anos de implantação em Monte Alegre
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários