LAVA JATO AUTO NIVEL
POUSADA
CONECT LAN HOUSE
CORONA
ANJO FARMA
BAR E PIZZARIA DO IVAN
SANTO EXPEDITO
2 IRMÃOS VARIEDADE
GAS DO PAULO
DENGUE

Piauí pode ter surto de dengue em 2020, diz Ministério da Saúde

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí,

20/02/2020 11h02
Por: Redacao
Fonte: meio norte

O Piauí é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020, de acordo com o Ministério da Saúde. O estado está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí, Amélia Costa, a baixa cobertura de saneamento básico no estado é um dos fatores que explica os mais de 8 mil casos prováveis da doença registrados em 2019.

Segundo ela, a baixa cobertura do saneamento básico tem sido o principal obstáculo no combate ao mosquito.

“Temos cidades com esgoto a céu aberto. Ainda temos criadouros formados pelas fontes de contaminação dos próprios ambientes, dos próprios riachos, dos açudes, pela falta de saneamento”, falou Amélia Costa.

Ela falou que isso é um problema recorrente no Piauí, onde mais 23% da população não tem abastecimento de água adequado e o serviço de coleta de esgoto só alcança seis de cada dez habitantes, segundo o Instituto Trata Brasil.

 Sem serviço de saneamento apropriado, as pessoas tendem a armazenar água de forma incorreta, o que favorece a proliferação do mosquito que transmite a dengue.

No ano passado, foram registrados 59 casos prováveis de zika e 898 de chikungunya. Os municípios de Alvorada da Gurguéia, Simplício Mendes, Pavussu, Curimatá e Sebastião Leal, que tiveram as maiores taxas de incidência de dengue, devem ter atenção redobrada. O mesmo vale para Teresina, cidade que registrou o maior número de notificações da doença: quase 4,7 mil.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários